Sobre nós

A Riverpool é um projecto português que pretende divulgar a comunidade Cardano pela Língua Portuguesa. Desde 2017 que seguimos a evolução do projecto Cardano, um projecto open-source dando largos passos para o desenvolvimento sustentável de uma blockchain que pretende minimizar o impacto de intermediários financeiros nas nossas finanças pessoais. Acreditamos também que essa mudança de paradigma financeiro deve ser assente em bases científicas sólidas, contando com equipas de desenvolvimento de algumas das melhores universidades pelo mundo.

O que é Cardano? Cardano

Após o sucesso do Bitcoin, milhares de outras criptomoedas foram criadas. Algumas delas cresceram ao ponto de serem bem conhecidas no mercado dos activos digitais tais como Ethereum e Ripple. Um destes projectos, o projecto Cardano, foi desenvolvido pela empresa Input Output Hong Kong (IOHK), sob a orientação de Charles Hoskinson, um dos co-fundadores de Ethereum.  O Cardano é uma plataforma de blockchain de Proof-of-Stake (PoS) ou prova de particpação (em português) tendo sido a primeira a ser desenvolvida puramente baseada em pesquisas revistas por pares (peer reviewed) por meio de métodos baseados em evidências. Desta forma a blockchain Cardano combina tecnologias pioneiras para fornecer segurança e sustentabilidade incomparáveis aplicadas a sistemas descentralizados. Seguindo o desenvolvimento da primeira criptomoeda, o Bitcoin (blockchain de primeira geração), e do Ethereum (blockchain de segunda geração), a implementação do protocolo Ouroboros, implementado pelo Cardano, traz as criptomoedas para uma terceira geração com foco na descentralização e escalabilidade.

Cardano decentralized system
icon
Segurança comprovada

Construído usando métodos de alta garantia, o protocolo Proof of Stake da Cardano visa alcançar escalabilidade, interoperabilidade e sustentabilidade.

icon
Descentralização

O blockchain de Cardano inclui incentivos monetários para diversificar o número de pools que participam, proporcionando uma distribuição uniforme, tornando assim o sistema uma solução mais descentralizada do que o Bitcoin.

Como comprar Cardano?

Existem atualmente diferentes correctoras (exchanges) que permitem a compra de Cardano. Contudo, nem todas permitem uma compra direta entre euros e Cardano (EUR/ADA), pelo que sugerimos neste artigo a utilização da plataforma Kraken para o efeito.

Riverpool - Cardano Stake Pool
Cryptocurrencies - Cardano

O que são criptomoedas?

Criptomoedas são ativos digitais, assentes na tecnologia Blockchain. Através de um sistema descentralizado de controlo de transacções, permitem remover intermediários financeiros (como bancos) do processo, recorrendo à criptografia para garantir a segurança de transações. Estas são validadas por todos os nós na rede, através de um mecanismo de consenso, seja a prova-de-trabalho (Proof-of-Work ou PoW), como no Bitcoin ou Ethereum, ou a prova-de-participação (Proof-of-Stake ou PoS). Iniciado em 2008 com o a criação do Bitcoin, tem sido um mercado em expansão, constituindo à data de escrita, um mercado global de 480 mil milhões de euros.

O que é delegar (staking)? Stake

O staking é o processo de manter criptomoedas numa carteira, a fim de colaborar na manutenção da rede, utilizada como processo de validação de transacções no mecanismo de consenso de Prova-de-Participação ou Proof-of-Stake (PoS). A manutenção das moedas é compensada com a atribuição de recompensas. Assim, através do processo de delegação poderá obter um maior retorno das suas criptomoedas. Na blockchain Cardano, a delegação de criptomoedas pode ser feita facilmente através das carteiras pessoais Daedalus e Yoroi. No processo de staking, as criptomoedas nunca saem da sua carteira podendo transacioná-las ou converter de novo em fiat (euros) através de uma correctora (exchange) a qualquer momento. Ao delegar a uma stake pool, está apenas a conceder os seus direitos de voto de participação na rede à stake pool. Segundo o mecanismo PoS, cada novo bloco é gerado por uma stake pool escolhida aleatoriamente, tendo por base a quantidade delegada a essa pool, e as recompensas recebidas são distribuídas equitativamente por todos os participantes.

Daedalus Cardano Delegate
Yoroi Cardano Delegate

Porque delegar na RIVER? RIVER

Somos uma das primeiras stake pools portuguesas, a dar os primeiros passos para contribuir para a disseminação da comunidade Cardano e descentralização do blockchain. Ao contrário de stake pools maiores, ainda estamos longe do ponto de saturação, dando-lhe uma oportunidade única de aumentar suas recompensas connosco. Monitorizamos os nossos sistemas 24 horas por dia, 7 dias por semana, para garantir que tudo esteja a funcionar corretamente, contribuindo para a fiabilidade da stake pool e aumentando seu tempo de atividade. Dentro de nossa equipa, temos vários anos de experiência em desenvolvimento web e de software, bem como ciência de dados.

features
Fiabilidade

Optamos por redundância no sistema de forma a aumentar o nosso uptime e segurança.

features
Rendimento

Aumente o retorno das suas criptomoedas.

features
Crescimento

Cresça o seu rendimento connosco.

features
Comunidade

Faça parte de uma crescente comunidade no mercado financeiro digital.

Perguntas mais frequentes FAQS

Se tiver alguma questão pode entrar em contacto connosco através do nosso email ou pelo form de contacto.

O que é uma epoch?

Onde acompanhar a minha carteira de investimento?

Quando recebo os meus primeiros rewards?

Como delegar na RIVER?

Como posso começar no mundo das crypto?

Poderá utilizar o formulário de contacto abaixo, e iremos responder-lhe no prazo de 24h. Não hesite em colocar-nos qualquer questão, pedir mais informações ou simplesmente ficar a conhecer-nos.

Poderá estimar o seu retorno aqui. Deverá selecionar a opção Delegate My Stake e introduzir a quantidade de tokens de Cardano (ADA) que pretende delegar. Em baixo terá uma estimativa do retorno anual. NOTA: Os valores apresentados constituem simplesmente uma estimativa, não havendo comprometimento para com os valores apresentados. Os valores concretos de retorno estão dependentes de diversos factores tais como a performance da pool em que estão a delegar e a parâmetros da rede Cardano que poderão ser alterados ao longo do tempo.

Dada uma correcta manutenção da infraestrutura de staking pela stake pool, o processo de delegação não possui riscos associados de relevo. No caso de um evento prejudicial, poderá ficar sem receber retorno durante a época em que o evento nefasto ocorreu. Não irá incorrer na perda das suas moedas umas vez que estas nunca saem da sua carteira pessoal. Tal como na compra de qualquer activo financeiro vendido em mercado, a compra de criptomoedas está sempre sujeita ao risco de flutuações de valor de mercado da moeda, risco cambial (ex: ADA/EUR). Este risco poderá resultar em lucros, no caso da valorização relativa da criptomoeda, ou perdas no caso oposto. Faça sempre a sua pesquisa antes de investir em qualquer activo financeiro. Caso tenha dúvidas relativamente a Cardano, teremos todo o gosto em ajudar.

Contactar a equipa Riverpool CONTACTO

Alguma questão? Entre em contacto connosco.